quarta-feira, 10 de março de 2010

Galileo


O sistema Galileo, é um sistema de navegação por satélite que está correntemente a ser desenvolvido pela União Europeia e pela Agência Espacial Europeia e custará cerca de 3.4 biliões de euros, e prevê-se a sua operacionalidade a partir de 2014.
Este sistema veio para rivalizar com os dois sistemas anterior, que são o Glonass Russo e o GPS americano:
- Devido ao facto de o GPS ser controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, nada nos assegura que em tempo de guerra este sistema se encontre operacional, o que seria um grande inconveniente para muitas actividades comerciais, e mesmo para a população em geral.
- Também a precisão da localização em relação GPS será melhorada, embora, tal como no GPS, este sistema permita apenas a utilização do sistema em alta precisão para fins militares, ou para usuários que paguem uma certa cota.
- Conseguirá também localizar com precisão locais muito próximos dos polos terrestres (latitudes superiores a 75º)
- Este sistema não será apenas um sistema de posicionamento, pois este apresentará serviços, como por exemplo: - Guias turísticos, controlo de velocidade, itinerários, controlo de fronteiras, indicações de obras públicas e desvios, além de possuírem um sistema especial de ajuda a portadores de deficiência.
Todas estas vantagens em relação ao sistema de navegação Americano permitirão aumentar a comodidade do utilizador e também promover a economia,principalmente a turística.