sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Futuro? Já não é o que era!


Desde sempre, os homens tentaram adivinhar o futuro. Com excepções de momentos de génio e de sorte, poucas vezes o Homem conseguiu ver além da próxima curva. Esta semana damos uma vista de olhos no que poderá ser um futuro não tão longínquo.

Energia

É uma das áreas com maior pressão para mudança. As necessidades crescentes de energia, o impacto do consumo energético nas alterações climáticas e o esgotamento dos combustíveis fósseis obrigam a que alguma coisa aconteça. Destacam-se a ascensão das energias renováveis, a esperança na fusão nuclear a frio e, sobretudo, as tecnologias do hidrogénio.

Genética

No futuro próximo, depois do mapeamento completo do genoma humano, em 2003, espera-se crescente capacidade de terapia genética em doenças hereditárias e de outras com forte determinação genética. Surgem, nesta área, temas muito polémicos como a manipulação de características genéticas - bebés desenhados a pedido - ou, principalmente, a clonagem humana.

Telecomunicações e Informática

"Always on" será a tendência dos próximos anos, com uma convergência dos diferentes dispositivos ligados à internet. No horizonte imediato está a nova tecnologia para os telemóveis, que permitirá ligações com 200 a 300 Mb, o que garantirá internet móvel de grande qualidade.

Alimentação

O impacto da manipulação genética dos alimentos constitui um dos temas mais polémicos sobre o futuro próximo.

Automóveis

No horizonte imediato está a introdução dos carros eléctricos, com substituição do consumo de gasolina ou gasóleo. Portugal está na primeira vaga de instalação de uma infra-estrutua nacional de abastecimento eléctrico para estas viaturas.