O nosso projecto

Quais as razões da escolha do tema/projecto?

Os transportes do futuro irão revolucionar a qualidade de vida do Homem, quer a nível de conforto e rapidez na deslocação quer a nível ambiental. Tendo como principal finalidade o melhoramento dos transportes através de energias não-poluentes decidimos que este era um tema que gostaríamos de abordar e que se encaixava na questão problema escolhida pela turma (“Como melhorar a qualidade de vida colocando os conhecimentos científicos e os avanços tecnológicos ao dispor da sociedade?”). Assim questionámos: Qual a influência dos transportes no quotidiano e o que podemos melhorar no futuro?

Com a questão-problema formulada dividimo-la em partes mais simples para termos uma melhor noção sobre que aspectos que deveríamos trabalhar neste tema. Assim, criámos 8 questões parcelares:

- Quais são os novos combustíveis?
- Quais as vantagens e desvantagens dos novos combustíveis?
- A que poderão ser aplicados estes novos combustíveis?
- Quais os novos meios de deslocação?
- Qual o impacto ambiental e socioeconómico dos transportes em 2009/2010?
- Podemos fazer uma previsão do impacto ambiental e socioeconómico com base nos novos transportes?
- O que são células de combustível?
- Quais as soluções que poderemos implementar no futuro?

Com o mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, tem-se melhorado bastante a qualidade de vida do Homem, descurando muitas vezes os efeitos secundários a nível ambiental que isso traz.
Assim, e como nos preocupamos com o futuro do nosso planeta, achamos que é preciso começar com as gerações vindouras para conseguirmos uma mudança significativa. Por isso, ao longo do projecto seguiremos um lema: “Só temos um Mundo. Cuide-o!”.
Acreditamos que o nosso projecto embora ambicioso é exequível. Pretendemos com ele a criação de protótipos, reportagens, exposição em forma de “laboratório aberto” e possíveis palestras, além da apresentação de PowerPoints e portefólios.
No tema “Qual a influência dos transportes no quotidiano e o que podemos melhorar no futuro?” iremos dividir o problema em três partes: novos combustíveis e suas possíveis aplicações, novos meios de deslocação e impacto ambiental dos transportes (comparação do presente com o que poderá ser o futuro).
Com o apoio da internet, do CREAP e da ESAM pretendemos contactar entidades relacionadas com o tema abordado para uma possível ajuda na realização do projecto, além disso planeamos a construção de protótipos e a publicitação do nosso trabalho final através de brochuras, posters e de um blogue:


http://futurodostransportes.blogspot.com


Para que o trabalho corra como planeado e para que possamos entender qual a razão de possíveis atrasos nos prazos a que nos iremos propor faremos uma calendarização do projecto e uma divisão de tarefas.
Com este trabalho temos como objectivos:


- Adquirir conhecimentos em relação a energias não-poluentes que possam ser aplicadas nos transportes e desenvolver a nossa consciência de modo a que possamos estar por dentro do assunto do trabalho;
- Envolver a comunidade local no nosso projecto dando a conhecer transportes mais evoluídos, mas também mais ecológicos;
- Estudar o impacto dos transportes e o conhecimento que a população tem da evolução destes;
- Previsão da influência no ambiente dos actuais transportes e dos transportes ecológicos e posterior comparação de resultados;
- Ter consciência da evolução que os transportes (terrestres, aéreos e marítimos) sofreram;
- Entender os factores que influenciaram a comodidade e conforto nos transportes;
- Estudar as principais tecnologias aplicadas nos transportes;
- Estudar a forma de como a implementação de um conjunto de medidas estruturadas poderá levar à rentabilização económica, relativamente aos transportes;
- Perceber, através da realização de protótipos, o funcionamento de novos meios de deslocação e de novos combustíveis;
- Elaborar protótipos que incluam conceitos como energias renováveis e transportes do futuro.

Sendo este um tema actual influenciará a forma como o Homem afecta o planeta bem como o futuro de ambos.