segunda-feira, 31 de maio de 2010

Comboio de levitação magnética a... levitar!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Viagem a Coimbra - o veredicto


Filipa e Rita foram para Coimbra e foi... um SUCESSO! Embora não dê para ver muito bem já conseguimos que o comboio de levitação magnética funcione! Um grande obrigado à doutora Helena Alberto!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Equipa "Futuro dos Transportes"

Alexandre, Maria, Filipa, Rita e Daniela

sábado, 15 de maio de 2010

GPS ecológico




Já pensou num GPS que para além de calcular os gastos de combustível e as emissões de CO2, lhe indicasse o caminho mais ecológico a seguir?

A garmin pensou! Desenvolveu o programa ecoroute para funcionar num dos seus modelos: o nüvi.

Antes de iniciar a viagem basta ao condutor inserir no GPS alguns dados; modelo do veículo, tipo de combustível; e o programa, através da velocidade média calcula os gastos e as emissões de CO2.

No início da viagem indicará o melhor caminho, se o trajecto não for o mais ecológico, estando dependente da velocidade, o GPS apontará uma rota alternativa mais ecológica.

Para além de diminuir o impacto contra a natureza o ecoroute ajudá-lo-á a poupar dinheiro, indicando-lhe as rotas mais eficientes, com menos consumo de gasolina, com base no número de paragens, combustível e velocidades mínimas.

O ecoroute lança um desafio à sua performance, acumulando pontos pela eficiência da sua condução, gravando os melhores resultados. Torna assim as viagens mais divertidas, convertendo-as num jogo em que tenta sempre alcançar um melhor resultado.

A ideia pode até ser válida para reduzir o impacto dos carros no meio ambiente, mas lembra-mos que o ecoroute não tem utilidade nenhuma se o motorista não estiver disposto a diminuir sua pegada ecológica.

Mudaria a sua rota para ajudar o ambiente?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Novos avanços no biodiesel!




Dia de Viagem!

No próximo dia 21 de Maio viajamos com destino a Coimbra, mais especificamente o Departamento de Física da Universidade de Coimbra para discutirmos com a professora Helena Alberto o nosso protótipo Maglev. Em breve, daremos novidades sobre como correu! (:


Carruagem em Lego do protótipo Maglev

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Behind the scenes

Alguns dos vídeos que ficaram menos... bem feitos! (:

Biodiesel e Carro movido a energia solar! Take 3

Produção de Biodiesel e Carro movido a energia solar (:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Economia dos Electrões vs Economia do Hidrogénio


A necessidade de um sistema energético sustentável constitui hoje um dos maiores desafios da humanidade. Com o fim dos recursos fósseis a economia energética irá mudar da base química actual em torno das moléculas de hidrocarbonetos para uma base eléctrica em torno dos electrões.
Segundo a opinião de especialistas independentes a exploração de combustíveis fósseis está perto do pico estimando-se que a partir de 2012 haja uma diminuição drástica na produção de petróleo, que se estenderá até à década de 2030.

No domínio da energia estão assim hoje em confronto duas grandes alternativas (entre outras de menor importância): A Economia do Hidrogénio ou a Economia dos Electrões.

Nenhuma destas soluções constituem fontes de energia, são apenas formas de transporte desta.

A opção pela Economia do Hidrogénio assenta na utilização da molécula de hidrogénio como portadora de energia. Esta é apontada por alguns cientistas como a solução conceptualmente mais atractiva, que utiliza o elemento mais abundante no planeta e mais limpa.

Em contrapartida a opção pela Economia dos Electrões assenta essencialmente na utilização do electrão como portador de energia, ou no uso da corrente eléctrica que está hoje difundida mundialmente. As vantagens da economia dos electrões face ao hidrogénio são um maior rendimento do processo devido a menores perdas de energia e assim maior eficiência energética, menores custos de instalação desta tecnologia bem como da sua utilização devido ao facto de esta economia ter sido durante mais tempo desenvolvida do que o hidrogénio para o uso diário em computadores e outros aparelhos portáteis) bem como o grande desenvolvimento da rede de distribuição de electricidade existente. Também o facto das células de combustível apresentarem um elevado preço face às baterias normais é um ponto a favor da economia dos electrões. Para além disso também se questiona a falta de segurança do armazenamento do hidrogénio e a baixa potência que esta apresenta face á outra alternativa. No entanto a grande vantagem do Hidrogénio assenta na velocidade de carregamento deste sistema face ao carregamento de por exemplo um carro eléctrico.

Deixe-nos a sua opinião sobre este assunto!! Gostaríamos de saber o que as pessoas pensam sobre estas duas alternativas e qual na sua perspectiva é a mais rentável!!