A necessidade de um sistema energético sustentável constitui hoje um dos maiores desafios da humanidade. Com o fim dos recursos fósseis a economia energética irá mudar da base química actual em torno das moléculas de hidrocarbonetos para uma base eléctrica em torno dos electrões.
Segundo a opinião de especialistas independentes a exploração de combustíveis fósseis está perto do pico estimando-se que a partir de 2012 haja uma diminuição drástica na produção de petróleo, que se estenderá até à década de 2030.
No domínio da energia estão assim hoje em confronto duas grandes alternativas (entre outras de menor importância): A Economia do Hidrogénio ou a Economia dos Electrões.
Nenhuma destas soluções constituem fontes de energia, são apenas formas de transporte desta.
A opção pela Economia do Hidrogénio assenta na utilização da molécula de hidrogénio como portadora de energia. Esta é apontada por alguns cientistas como a solução conceptualmente mais atractiva, que utiliza o elemento mais abundante no planeta e mais limpa.
Em contrapartida a opção pela Economia dos Electrões assenta essencialmente na utilização do electrão como portador de energia, ou no uso da corrente eléctrica que está hoje difundida mundialmente. As vantagens da economia dos electrões face ao hidrogénio são um maior rendimento do processo devido a menores perdas de energia e assim maior eficiência energética, menores custos de instalação desta tecnologia bem como da sua utilização devido ao facto de esta economia ter sido durante mais tempo desenvolvida do que o hidrogénio para o uso diário em computadores e outros aparelhos portáteis) bem como o grande desenvolvimento da rede de distribuição de electricidade existente. Também o facto das células de combustível apresentarem um elevado preço face às baterias normais é um ponto a favor da economia dos electrões. Para além disso também se questiona a falta de segurança do armazenamento do hidrogénio e a baixa potência que esta apresenta face á outra alternativa. No entanto a grande vantagem do Hidrogénio assenta na velocidade de carregamento deste sistema face ao carregamento de por exemplo um carro eléctrico.
Deixe-nos a sua opinião sobre este assunto!! Gostaríamos de saber o que as pessoas pensam sobre estas duas alternativas e qual na sua perspectiva é a mais rentável!!
0 comentários:
Enviar um comentário