quarta-feira, 9 de junho de 2010
O final do projecto...
domingo, 6 de junho de 2010
Apresentação do projecto de AP à comunidade escolar
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Helicóptero movido a água oxigenada é desenvolvido nos EUA
A empresa americana Swisscopter desenvolveu um helicóptero movido a foguetes e peróxido de hidrogénio. A aeronave tem como substituinte ao convencional motor a combustão, dois foguetes localizados nas pontas das hélices.
Estes foguetes do Dragonfly DF1 (nome do modelo) utilizam uma mistura de 70% de peróxido do hidrogénio (H2O2), e os seus tanques ficam localizados próximos do assento do piloto.
Estes foguetes não poluem e permitem que o DF1 atinja uma velocidade de 185 km/h e a uma altura de 4.000 m, com velocidade de subida de 700 m por minuto. O peso desta aeronave é de 106 kg (o mesmo que uma moto) e pode carregar até 227 kg (incluindo piloto e combustível).
A ideia não é nova, existe já desde a década de 50 e já é utilizada pela Marinha dos EUA há algum tempo. O princípio é simples: as moléculas de água oxigenada, em presença de certos elementos metálicos, quebram as suas ligações e libertam oxigénio, originando água pura. Deste modo, as hélices irão girar e o helicóptero deslocar-se-á.
Assim, o DF1 é considerado um ‘transporte do futuro’ pois, para além de poluir muito pouco quando comparado com um helicóptero convencional, possuiu uma grande estabilidade e segurança, dado não possuir tantos motores susceptíveis a falhas.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Viagem a Coimbra - o veredicto
quarta-feira, 19 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
GPS ecológico
No início da viagem indicará o melhor caminho, se o trajecto não for o mais ecológico, estando dependente da velocidade, o GPS apontará uma rota alternativa mais ecológica.
Para além de diminuir o impacto contra a natureza o ecoroute ajudá-lo-á a poupar dinheiro, indicando-lhe as rotas mais eficientes, com menos consumo de gasolina, com base no número de paragens, combustível e velocidades mínimas.
O ecoroute lança um desafio à sua performance, acumulando pontos pela eficiência da sua condução, gravando os melhores resultados. Torna assim as viagens mais divertidas, convertendo-as num jogo em que tenta sempre alcançar um melhor resultado.
A ideia pode até ser válida para reduzir o impacto dos carros no meio ambiente, mas lembra-mos que o ecoroute não tem utilidade nenhuma se o motorista não estiver disposto a diminuir sua pegada ecológica.
Mudaria a sua rota para ajudar o ambiente?
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Dia de Viagem!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Biodiesel e Carro movido a energia solar! Take 3
Produção de Biodiesel e Carro movido a energia solar (:
terça-feira, 4 de maio de 2010
Economia dos Electrões vs Economia do Hidrogénio
A necessidade de um sistema energético sustentável constitui hoje um dos maiores desafios da humanidade. Com o fim dos recursos fósseis a economia energética irá mudar da base química actual em torno das moléculas de hidrocarbonetos para uma base eléctrica em torno dos electrões.
Segundo a opinião de especialistas independentes a exploração de combustíveis fósseis está perto do pico estimando-se que a partir de 2012 haja uma diminuição drástica na produção de petróleo, que se estenderá até à década de 2030.
No domínio da energia estão assim hoje em confronto duas grandes alternativas (entre outras de menor importância): A Economia do Hidrogénio ou a Economia dos Electrões.
Nenhuma destas soluções constituem fontes de energia, são apenas formas de transporte desta.
A opção pela Economia do Hidrogénio assenta na utilização da molécula de hidrogénio como portadora de energia. Esta é apontada por alguns cientistas como a solução conceptualmente mais atractiva, que utiliza o elemento mais abundante no planeta e mais limpa.
Em contrapartida a opção pela Economia dos Electrões assenta essencialmente na utilização do electrão como portador de energia, ou no uso da corrente eléctrica que está hoje difundida mundialmente. As vantagens da economia dos electrões face ao hidrogénio são um maior rendimento do processo devido a menores perdas de energia e assim maior eficiência energética, menores custos de instalação desta tecnologia bem como da sua utilização devido ao facto de esta economia ter sido durante mais tempo desenvolvida do que o hidrogénio para o uso diário em computadores e outros aparelhos portáteis) bem como o grande desenvolvimento da rede de distribuição de electricidade existente. Também o facto das células de combustível apresentarem um elevado preço face às baterias normais é um ponto a favor da economia dos electrões. Para além disso também se questiona a falta de segurança do armazenamento do hidrogénio e a baixa potência que esta apresenta face á outra alternativa. No entanto a grande vantagem do Hidrogénio assenta na velocidade de carregamento deste sistema face ao carregamento de por exemplo um carro eléctrico.
Deixe-nos a sua opinião sobre este assunto!! Gostaríamos de saber o que as pessoas pensam sobre estas duas alternativas e qual na sua perspectiva é a mais rentável!!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Futuro dos Transportes, o que é isso?
Foi (mais ou menos) assim que começou o nosso projecto. Com o final do ano lectivo decidimos que devíamos falar um pouco sobre a nossa versão final do projecto.
Comboio movido utilizando campos magnéticos. A força electromagnética é utilizada para contrabalançar o efeito da força gravítica fazendo com que o comboio levite. Um grande desenvolvimento pela novidade de ser amigo do ambiente.
-Produção de biodiesel
-Carro telecomandado movido a energia solar
Carros movidos a energia solar evitarão os dispendiosos consumos de combustíveis fósseis e disponíveis comercialmente os carros com energia solar serão contributo para uma grande diminuição de gases tóxicos.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Transporte alternativo?
quarta-feira, 24 de março de 2010
Carro do ano 2010 - Volkswagen Polo
Desde 1964 uma equipa de jornalistas premeia anualmente o melhor carro do ano.
Este ano foi eleito o novo Volkswagen Polo.
Com 347 pontos e 59 votos venceu o Toyota iQ, que ficou em segundo lugar com 58 votos e 337 pontos.
Os 59 membros do júri, de 23 países europeus atribuíram o terceiro lugar ao Opel Astra com 55 votos, e o quarto lugar ficou para o Skoda Yeti, com 54 votos, mais seis votos que o quinto classificado, o Mercedes Classe E, que reuniu 48 votos.
Estes foram seleccionados de entre uma lista de trinta e três modelos, sendo o grande vencedor este carro alemão.
Apostando em linhas firmes e concisas, os designers inspiraram-se no Golf e num modelo mais desportivo, Scirocco.
Com 3.97 metros de comprimento e 1.68 de largura este modelo de cinco lugares oferece mais espaço e conforto.
Está também equipado com ESP (controlo de estabilidade) e Hill Hold Control (controlo de arranque em subida), direcção assistida, electro-hidráulica, vidros eléctricos dianteiros, fecho centralizado com comando remoto, bancos dianteiros reguláveis em altura, entre outros.
Já agora fica a pergunta: Se este é o melhor carro do ano porque será que os Mercedes e os BMW custam mais? $.$
quarta-feira, 17 de março de 2010
Lotus apresenta o híbrido Evora 414E no Salão de Genebra
A empresa Lótus cars fabricou um novo veículo diferente do habitual, tendo a empresa britânica revelado algumas fotografias do modelo que vai ser apresentado no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.
O modelo possui dois motores eléctricos na parte traseira e um motor a combustão de 1,2 litro e vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Os motores eléctricos são alimentados por uma bateria de lítio estrategicamente posicionada entre os eixos para garantir a estabilidade do veículo.
Outra das particularidades do Evora, é a tecnologia electrónica HALOsonic, projectada juntamente pela Lotus e Harman International. Através de caixas de som, o sistema projecta um som internamente e outro externamente, para segurança dos peões, uma vez que os carros eléctricos e híbridos podem ser difíceis de ser ouvidos em baixa velocidade.
Assim, para além de ser um carro ‘amigo do ambiente’, este é um veículo que atribui comodidade e segurança tanto aos seus passageiros como a quem vai na rua :D
quarta-feira, 10 de março de 2010
Galileo
O sistema Galileo, é um sistema de navegação por satélite que está correntemente a ser desenvolvido pela União Europeia e pela Agência Espacial Europeia e custará cerca de 3.4 biliões de euros, e prevê-se a sua operacionalidade a partir de 2014.
Este sistema veio para rivalizar com os dois sistemas anterior, que são o Glonass Russo e o GPS americano:
- Devido ao facto de o GPS ser controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, nada nos assegura que em tempo de guerra este sistema se encontre operacional, o que seria um grande inconveniente para muitas actividades comerciais, e mesmo para a população em geral.
- Também a precisão da localização em relação GPS será melhorada, embora, tal como no GPS, este sistema permita apenas a utilização do sistema em alta precisão para fins militares, ou para usuários que paguem uma certa cota.
- Conseguirá também localizar com precisão locais muito próximos dos polos terrestres (latitudes superiores a 75º)
- Este sistema não será apenas um sistema de posicionamento, pois este apresentará serviços, como por exemplo: - Guias turísticos, controlo de velocidade, itinerários, controlo de fronteiras, indicações de obras públicas e desvios, além de possuírem um sistema especial de ajuda a portadores de deficiência.
Todas estas vantagens em relação ao sistema de navegação Americano permitirão aumentar a comodidade do utilizador e também promover a economia,principalmente a turística.
quarta-feira, 3 de março de 2010
A quantos passos está o futuro?
Esta semana decidimos fazer uma lista do que vai acontecer no futuro através de uma compilação de uma série de descobertas e criações tecnológicas que já estão a ser desenvolvidas ou já feitas por pesquisadores que prometem mudar radicalmente muitos aspectos da nossa vida quotidiana: desde a forma como comunicamos até como viajamos.
Quem é que nunca imaginou viver num mundo sem cabos, sem tomadas, sem baterias e até mesmo sem pilhas?
Aqui temos a solução! Está a ser desenvolvida pelos pesquisadores do MIT a ideia de que as paredes de uma casa tenham na sua constituição partículas de carbono e um sistema condutor, que lhe permitirá agir como uma antena electromagnética que fornecerá através do ar a energia necessária para manter carregados todos os artefactos: telemóvel, televisor, computador, etc.
Quem é que disse que os cegos não poderiam ver?
Está a ser desenvolvido pela empresa Second Sight, um “olho biônico” que promete devolver a visão aos cegos - modelo Argus II, este usa uma câmara e um processador de vídeo montados nuns óculos de sol, que captam as imagens e enviam-nas a um receptor localizado na parte lateral do olho, que por sua vez, envia os dados através de um pequeno cabo numa série de eléctrodos instalados na retina. Quando estes são estimulados, emitem mensagens ao nervo óptico do cérebro que percebe os padrões de luz e escuridão. Até agora, 18 pacientes testaram o olho biônico e estima-se que poderá estar disponível a nível comercial em 2010 a um preço de várias dezenas de milhares de dólares.
Uma sociedade sem viciados
Os pesquisadores da Universidade de Yale, nos EUA estão entusiasmados com a criação de uma vacina que permitirá superar a dependência da cocaína, esta funciona através do recobrimento das molécula da droga e impedindo a estimulação do cérebro. Por outro lado, em 2011 poderá já estar a venda uma outra vacina, mas desta vez para o maior dos vícios na vida moderna: a nicotina. Espera-se que esta substância permitirá que os viciados deixem de fumar com facilidade, já que a nicotina é o único componente viciante do fumo. São quatro doses, cujo preço estimado de 2 mil dólares (3500 reais) poderia ser um obstáculo para seu uso.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Jack Bauer pode ser o primeiro a usar tablet da Apple
Neste nosso blog já vos demos conta de celebridades de Hollywood que fazem grande uso das novas tecnologias. Desta vez vamos falar-vos do enigmático Jack Bauer, o personagem principal da série 24.
Nesta serie vai ser utilizada a mais recente novidade da Apple, o tablet, um computador touchscreen que irá ser incorporado num dos carros desta ultima temporada.
O tablet foi lançado a 24 de Janeiro, mas, segundo rumores, só deverá chegar às mãos dos consumidores em Março. Embora o ultimo episódio esteja programado para ser transmitido em Maio, ele será filmado bem antes. Portanto, Jack Bauer, ou melhor, o actor Kiefer Sutherland, experimentará o aparelho bem antes de todo mundo.
O site Tasty Slate observa que outros produtos da Apple já apareceram no 24 e que, nesta temporada, os seus computadores são as estrelas do escritório da agência a qual Jack Bauer pertence.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
5 Curiosidades sobre o Carnaval
1º- Nos antigos carnavais havia o costume de atirar ovos e fruta podre a quem passava na rua.
2º- Em Wutemberg, na Alemanha, a segunda-feira de carnaval era sagrada para as mulheres, que ficavam donas da cidade durante todo o dia, enquanto os homens ficavam em casa, impedidos sequer de as observar a partir da janela.
3º- O grande carnaval brasileiro é descendente do "entrudo" português.
4º- O Papa Alexandre VI quis melhorar o carnaval romano criando a corrida das prostitutas, que ía desde a Pirâmide de Borgo até à praça de São Pedro, em Roma.
5º- Em 590, a Igreja Católica que se opunha às festas pagãs decidiu reconhecê-las. Exigiu, no entanto, que o dia seguinte (Quarta-feira de cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Futuro? Já não é o que era!
Desde sempre, os homens tentaram adivinhar o futuro. Com excepções de momentos de génio e de sorte, poucas vezes o Homem conseguiu ver além da próxima curva. Esta semana damos uma vista de olhos no que poderá ser um futuro não tão longínquo.
Energia
É uma das áreas com maior pressão para mudança. As necessidades crescentes de energia, o impacto do consumo energético nas alterações climáticas e o esgotamento dos combustíveis fósseis obrigam a que alguma coisa aconteça. Destacam-se a ascensão das energias renováveis, a esperança na fusão nuclear a frio e, sobretudo, as tecnologias do hidrogénio.
Genética
No futuro próximo, depois do mapeamento completo do genoma humano, em 2003, espera-se crescente capacidade de terapia genética em doenças hereditárias e de outras com forte determinação genética. Surgem, nesta área, temas muito polémicos como a manipulação de características genéticas - bebés desenhados a pedido - ou, principalmente, a clonagem humana.
Telecomunicações e Informática
"Always on" será a tendência dos próximos anos, com uma convergência dos diferentes dispositivos ligados à internet. No horizonte imediato está a nova tecnologia para os telemóveis, que permitirá ligações com 200 a 300 Mb, o que garantirá internet móvel de grande qualidade.
Alimentação
O impacto da manipulação genética dos alimentos constitui um dos temas mais polémicos sobre o futuro próximo.
Automóveis
No horizonte imediato está a introdução dos carros eléctricos, com substituição do consumo de gasolina ou gasóleo. Portugal está na primeira vaga de instalação de uma infra-estrutua nacional de abastecimento eléctrico para estas viaturas.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Bob Dylan no seu GPS
O GPS é um hoje em dia um instrumento essencial no dia a dia de muitos automobilistas. De facto, com o seu desenvolvimento este passa não só a indicar as coordenadas geográficas de um certo local mas também a indicar direcções, já tendo em conta as distâncias, o tempo e as condições de trânsito. Até mesmo o facto de já darem indicações sonoras e não visuais, é uma grande ajuda durante a condução.
É neste sentido que se centram as próximas apostas ao nível comercial destes sistemas: De forma a chamarem a atenção dos consumidores, as empresas desta área estão a utilizar a voz de famosos incorporadas no sistema, como por exemplo Dennis Hopper, Burt Reynolds e Mr. T.
Ultimamente tem se falado da possibilidade do cantor Norte Americano Bob Dylan poder vir também a emprestar a sua voz.
Imagine só: A próxima vez que bater terá a “Knocking on Heavens Door” a tocar no seu GPS. Ao menos tem a certeza que já não vai para o inferno… LOL XD
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Criatividade em Movimento
Esta semana decidimos focar os anúncios mais actuais a nível de transportes e deixar-vos uma “montra” onde se apresentam veículos que poderemos conduzir num futuro não muito longínquo.
Hoje não vamos focar o impacto ambiental dos transportes mas, sim a parte tecnológica e criativa destes.
Uma das grandes revoluções a nível de design é a substituição da carroçaria em metal por tecido. Além da leveza, o carro tem como vantagem poder mudar de forma graças à sua "pele".
A nível dos transportes colectivos um dos projectos em estudo é o Superbus financiado pelo governo holandês e concebido pela Universidade de Tecnologia de Delft. Com capacidade para 50 passageiros, este poderá atingir velocidades de 250km/h.
Tal como um automóvel desportivo topo de gama o Superbus está equipado com uma panóplia de soluções tecnológicas avançadas: computador de bordo, suspensão activa, radar para detecção de obstáculos, navegação automática, etc.
Para mais informações consulta o site em: http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_tek_transportes_para_o_futuro_proximo_990958.html
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Eco-chic
Eco-chic - como mudar o mundo com estilo é o livro, literalmente, verde em destaque.
Escrito pela editora de moda do Independent, Tamsin Blanchard, irá tornar-se, brevemente, na nova bíblia da moda. Com o apoio de ícones da moda como Stella McCartney, a modelo Lily Cole, Katharine Hamnett e Anya Hindmarch, Tamsin Blanchard mostra como é possível «pensar verde» quando vamos às compras.
Mas o que é esta nova moda e que diferença ela pode fazer no mundo? "Eco Chic" dá-te a história completa sobre este fenómeno de moda, desde o número crescente de grandes marcas e designers com preocupações ambientais até às várias dicas para construir o teu guarda-roupa “amigo do ambiente” através da reciclagem de roupa e acessórios. Descobrirás como identificar e evitar roupas nocivas para o ambiente e o porquê das roupas dos supermercados fazerem a ti e ao ambiente doentes.
Tudo sob um ponto de vista verde e muito fashion, claro.
Compra em: http://www.wook.pt/ficha/eco-chic/a/id/225898
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Cultura Geral & Divertimento
No post de hoje vamos dar a conhecer exposições relacionadas com meios de transporte, para que os nossos seguidores, caso tenham possibilidades, possam abranger a sua gama de conhecimentos, divertindo-se: D
No Museu dos Transportes e Comunicações no Porto, vai-se realizar, até 31/12/2010 uma exposição designada de “O Automóvel no Espaço e no Tempo.”
Nesta será possível conhecer dezenas de marcas e moldes e, através deles, mais de 100 anos de História do Automóvel, assim como saber que o primeiro automóvel em Portugal foi o Panhard & Levassor.
Para quem vive mais no centro do país, vai estar patente, até 31 de Março deste ano, uma exposição comemorativa dos 30 anos da Rampa do Caramulo.
Esta foi iniciada em 1979 tendo sido levada a cabo até 1993, ano em que foi interrompida, tendo sido retomada mais tarde em 2006 e integrada no Caramulo Motorfestival.
Para quem vive no Sul e mais especificamente no Algarve, no próximo Sábado dia 17 irá realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve, um curso de moto no qual os monitores de serviço serão, Miguel Praia, o melhor piloto português de motociclismo e o único a competir no campeonato do mundo de supersport, e também o piloto Tiago Araújo.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Laboratório Aberto
O nosso grupo tem como objectivo a apresentação do nosso projecto num Laboratório Aberto.
Se tiveres protótipos, actividades experimentais, documentários, reportagens ou outras formas que possam ser divulgadas PARTICIPA!
(Deves ter em atenção o tempo de duração da tua apresentação, caso se trate de um documentário ou reportagens! Procuramos sobretudo algo apelativo e inovador!)
Se tiveres dúvidas contacta-nos através de:
futurodostransportes@gmail.com
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Continuando a inovar
Marcas como a Volkswagen, a Volvo e a Mercedes estão já a introduzir nos seus últimos modelos o novo sistema Auto Park Assit, que consiste em estacionar o carro automaticamente e com precisão absoluta numa vaga perpendicular, o tipo de vaga disponível na maioria dos estacionamentos térreos e subterrâneos, sem qualquer ajuda do motorista. Basta um pequeno clicar no botão!
Além dos sensores ultrassónicos do sistema, a operação é monitorizada por duas câmaras adicionais nas partes dianteira e traseira do veículo, podendo interrompê-la em caso de necessidade. O motorista também pode utilizar o controlo remoto para interromper a manobra a qualquer momento.
E a tecnologia volta a actuar em prol da comodidade do Homem :'D